segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Law & Order SVU

Episódios de séries
...
Law and Order SVU
SVU - 10x14 - Transitions




"Eu tenho uma grande implicância com os roteiros de Law & Order: Special Victims Unit. Amo os personagens, todos (tá, todos menos o Huang), mas fico irritado constantemente com o desenvolvimento das histórias. Os roteiros de SVU tem abusado demais de um recurso narrativo chamado “lead in”. É assim: a história começa com um crime qualquer. Você espera que o tema do episódio seja aquele crime, mas ele é apenas um pretexto: ele é resolvido em cinco minutos e a história migra em outra direção.

Não há problema em usar um lead in para introduzir uma segunda história. Se você olhar todos os episódios de Os Simpsons, sem exceção, são assim. Mas SVU tem feito coisas estranhas – às vezes o lead in é esticado até a metade do episódio e do meio pro fim a história vira outra. E em outros episódios, como este Transitions, a trama vai e volta para o caso inicial, quebrando o ritmo da ação.

Mas aqui, tenho que ser sincero, tirando um ou dois segundos que me fizeram bufar na frente da TV, a coisa funcionou que é uma beleza. O episódio é incrível, tendo o transexualismo como tema.

A história que abre o episódio mostra um homem que foi agredido nos fundos de uma boate de strip tease. A investigação leva Benson e Stabler a conhecer seu filho, ou seria filha? O pré-adolescente, batizado Henry, que insiste em ser chamado de Haley.

E eu assisti ao episódo de ponta a ponta jurando que Haley era uma atriz. Não, era um ator: Bridger Zadina (curríulo aqui), mais um caso de casting perfeito de SVU. Não é por acaso que a série teve até hoje 12 indicações ao Emmy na categoria melhor ator ou melhor atriz convidado em drama.

Law & Order: Special Victims Unit - TransitionsHaley assume a responsabilidade pela agressão do pai, uma mentira logo derrubada pelo detetives. Ela estava escondendo seu álibi – encobria um grupo de transexuais que rouba hormônios e bloqueadores usados no tratamento de quem quer mudar de sexo. Surpresa: uma participação especial de Daniela Sea, musa transexual da série The L Word.

A investigação prossegue e chegamos ao agressor: Jackie Blaine, a conselheira de Haley na escola. Depois de algumas idas e vindas, a verdade é revelada no tribunal. Blaine também é um transexual.

Todo o julgamento é apenas um pretexto para fazer o pai de Haley compreendê-la e se reaproximar da filha.

É impossível não lembrar, ao término deste episódio, que para esta união foi necessária duas pessoas irem para a prisão, o trabalho de um esquadrão policial e toda a máquina do poder judiciário de Nova York ser acionada.
Transitions é um belo episódio, destes que só SVU sabe fazer, que reverbera o drama da aceitação dos transexuais por suas famílias e pela sociedade.

* * *

"

Retirado do site:http://teleseries.uol.com.br/review-law-order-special-victims-unit-transitions/
************************************************************************************
Law and Order SVU
SVU - 6x12 - Identity



Episódio que retrata um caso baseado em David Reimer
que ao nascer teve uma circuncisão mal sucedida e com isso o médico responsavel pelo caso aconselhou os pais dele a fazer um cirurgia de resegnação sexual para tratá-lo e criá-lo como uma menina.o caso é que o médico responsável na verdade usou esse caso para realizar uma experiência e provar a teoria de que a identidade de gêmero vem pela criação e não pela natureza
Mas o episódio começa com um assassinato depois entra no tema em questão.
Do meu ponto de vista esse episódio é interessante pra tratar a questão da identidade de gênero.

"O caso de David Reimer (veja "O terceiro sexo", na Super 185, edição de fevereiro) costuma ser citado para ilustrar o erro do construtivismo extremo. Ainda bebê, David perdeu parte do pênis em uma circuncisão mal-realizada.Aconselhada por John Money, um sexólogo da Universidade Johns Hopkins, a família submeteu-o a uma operação de mudança de sexo e o criou como se fosse uma menina. Pinker lembra que, quando era estudante de psicologia, essa experiência era tida como um exemplo do sucesso da perspectiva construtivista. Mais tarde, revelou-se que a infância de David fora um pesadelo. A natureza masculina por fim se fez ouvir. Ele reverteu a operação de mudança de sexo e hoje está casado com uma mulher."


Retirado do site:
http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_275078.shtml

Obs: David Reimer se matou aos 38 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário